segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Projeto ECOS- Agenda 21


I. Introdução

O CIEP 252 – João Baptista Caffaro, situado na cidade de Tanguá, está inserido numa comunidade onde 64,91% da população que teve acesso à escola possui escolarização até o Ensino fundamental, ( gráfico 1.1 ) segundo dados estatísticos extraídos do Diagnóstico Social do Município de Tanguá, realizado pela Associação Missionária do Coração de Maria, com o apoio da Prefeitura. As principais atividades econômicas da cidade estão voltadas para área de comércio, prestação de serviços, agricultura, extração de minerais e comunicação. A instalação do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) e sua produção de resinas termoplásticas e combustíveis, estimulará a instalação de indústrias de bens de consumo que têm nos produtos petroquímicos suas matérias-primas básicas. Acreditamos que esse empreendimento deva transformar o perfil sócio econômico da região de influência, que inclui o município de Tanguá, (figura 1.1) criando expectativas de empregos com melhor remuneração. Diante da realidade de nossa comunidade escolar, que apresenta baixo rendimento, segundo IDEB divulgado pelo MEC em 2007 (gráfico 1.2) e da grande concorrência para conquista de vagas, queremos contribuir para reverter este fato, para que a esperança de muitos não seja frustrada e assim, promover uma melhor qualidade de vida, estimulando em nossos alunos uma consciência de desenvolvimento sócio-ambiental sustentável e cidadania.

II. Justificativa
A partir de dados detectados do MEC, do Diagnóstico Social do Município de Tanguá e com a proximidade da implantação do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) no município de Itaboraí, vizinho do nosso, que trará inúmeras mudanças para nossa região, como crescimento populacional, impactos sócio-ambientais e aumento da oferta de emprego direto e indireto que requer mão-de-obra qualificada, vimos a necessidade de oferecer, através deste projeto, ações pedagógicas que possam melhorar o rendimento do nosso corpo discente, de forma que eles sejam capazes de concorrer em igualdade de condições no mercado de trabalho e que os conhecimentos adquiridos na escola, inclusive valores e respeito ao meio ambiente, também sejam usados para uma melhor qualidade de vida na sociedade.

III. Objetivo Geral
Proporcionar uma melhoria na aquisição de conhecimentos e valores de nossos alunos, possibilitando igualdade de condições para concorrer no mercado de trabalho e desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

IV. Objetivos específicos

Intensificar estudo para melhorar rendimento, principalmente de alunos com dificuldades. Realizar simulados para treinamento de provas de concursos públicos e vestibulares. Abordar temas relacionados à educação ambiental e assim promover conscientização e mudanças de atitudes no dia-a-dia. Introduzir aulas diversificadas que estimulem e atraiam mais os alunos Incentivar leitura e assim melhorar também a escrita Formar um grêmio estudantil que expresse as necessidades, deveres e direitos dos alunos Promover concursos educativos internos Promover passeios culturais Realizar palestras Manter a comunidade escolar informada sobre concurso, vestibular e emprego

V. Metodologia
Formar grupo de estudos - Inscrever alunos voluntários para ensinar Inscrever alunos interessados e com dificuldades Formar grupos de estudo Estipular horário e local dos encontros Realizar simulados - professores de todas as disciplinas Preparar calendário e cartão resposta Preparar provas e gabaritos - Professores Divulgar resultados – Realizar seminários Temas: Organização espacial - Professora Silvana (Geografia - EJA) Desequilíbrios ambientais - Professora Simone (Biologia – Ensino médio) Democracia participativa – Professor João Mauro (Geografia – Ensino médio) Profissões – Professora Janice (História – Ensino. médio) Dividir a turma em grupos para apresentação do tema Realizar debates Temas: Uso sustentável dos recursos naturais - Professor João Mauro (Geografia – Ensino Fundamental) Democracia popular – Professor João Mauro (Geografia – Ensino médio) - Professora Janice (História – Ensino médio) Formação do mercado de trabalho – Professora Paula (Geografia) Realizar pesquisas Questionário diagnóstico – Professora Simone (Biologia – Ensino médio) Temas: Uso sustentável dos recursos naturais – Professor João Mauro (Geografia – Ensino Fundamental) Espécies nativas da região – Professora Simone (Biologia –Turma 2001) Utilização da água – Professora Silvana (Geografia – EJA) Fabricar maquetes Ocupação do espaço – Professor João Mauro (Geografia – Ensino Fundamental) Impactos ambientais – Professora Silvana (Geografia) Realizar dinâmicas em diferentes ambientes da escola Realizar aulas no laboratório de informática, auxiliando em pesquisas e na inclusão digital Exibição de filmes no auditório Exibição de aulas com efeito multimídia no auditório Fabricar jogos didáticos – Professora Fabrícia (Matemática – Ensino Fundamental) Produção de um filme (curta metragem) – Professora Elisabete e Leonardo (Língua portuguesa e Biologia) Realizar aulas práticas Realizar roda de leitura na biblioteca Dramatizações a partir de leitura de livros – Professora Miele (Língua portuguesa – Ensino Fundamental) Produção de um Jornal (sessão nacional e internacional) – Professoras Mônica, Juliana, Adriana, Elisabete – (Ensino Fundamental e Ensino médio) Produzir propagandas em vídeo – Professora Leila (Língua portuguesa) Temas: Promover concursos _ Soletrando Selecionar participantes Selecionar palavras _ de poesias _ de músicas Formar um grêmio estudantil Realizar palestras Temas: Educação ambiental Saúde Realizar passeios culturais Visita ao Jardim Botânico (RJ) – Professores Leonardo Visita à Serra do Barbosão (Tanguá) Professora Simone Visita à Prefeitura, Câmara Municipal (Tanguá) Professor João Mauro (Geografia) Montar um mural informativo – Professora Miquéas (Língua portuguesa)

VI. Cronograma
Atividades
Meses 1 Fev 2 Mar 3 Abr 4 Maio 5 Jun 6 Jul 7 Ago 8 Set

VII. Orçamento

Item Total em R$ Material de consumo Serviços de terceiros – pessoa física Serviços de terceiros - pessoa jurídica Material permanente e equipamentos Valor total do projeto

VIII. Referência Bibliográfica
http://www2.petrobras.com.br/Petrobras/portugues/comperj.asp Associação Missionária Coração de Maria http://ideb.inep.gov.br/Site/ www.tangua.rj.gov.br http://www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18 www.diariodoprofessor.com/wp-content/uploads/2007/11/projetos-declev-reynier-dib-ferreira.pdf Gráfico 1.1: ESCOLARIZAÇÃO DOS MORADORES Grau de Instrução QTD % Cursando Alfabetização 428 2,27% Primeiro Segmento do Ensino Fundamental Incompleto (Abaixo da 4ª série) 5.834 30,91% Primeiro Segmento do Ensino Fundamental Completo (4ª série) 2.635 13,95% Ensino Fundamental Incompleto (Entre 5ª e 7ª série) 4.555 24,14% Ensino Fundamental Completo (8ª série) 1.434 7,60% Ensino Médio Incompleto 1.413 7,49% Ensino Médio Completo 2.087 11,05% Cursando Ensino Superior 300 1,59% Curso Superior Completo 188 1,00% Total 18.874 100,00% Conclui-se com base no quadro acima que: 2,27 da população está em processo de alfabetização; 30,91% possuem por escolaridade, o primeiro segmento do Ensino Fundamental incompleto; 31,73% tiveram acesso ao segundo segmento do Ensino Fundamental; 18,54% tiveram acesso ao Ensino Médio e apenas 2,59% da população tiveram acesso ao Ensino Superior. Portanto, 64,91% da população que teve acesso à escola possui apenas escolarização até o Ensino Fundamental.

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